Objetivo
O presente Código de Conduta e Ética, estabelece os princípios éticos para a realização de atividades de negócios com honestidade e integridade e em total conformidade com as leis estabelecidas e os regulamentos em que a BSBUS MOBILIDADE realiza negócios.
A alta administração tem a responsabilidade de divulgar e assegurar o cumprimento das determinações deste Código de Conduta e Ética que ferem os princípios deste Código.
Aplicação
Este Código aplica-se a a todos os funcionários e contratados da BSBUS MOBILIDADE no que se refere a trabalhar nas instalações da empresa ou negócios da mesma, que de agora em diante será referido como colaborador.
Este código foi elaborado pensando na melhor forma de orientar nossos colaboradores, para que possamos ter uma empresa que seja exemplo de transformação de valores no mercado de mobilidade urbana.
Os nossos valores
Simplicidade
Comprometimento
Respeito
Formação profissional
Acredite em seu potencial, faça o seu melhor e desenvolva seu trabalho com excelência. Se torne um profissional em destaque no seu setor e participe dos programas de capacitação da empresa.
Responsabilidade social
Acreditamos na mobilidade urbana como uma ferramenta de transformação sociocultural.
Este código não substitui as normas legais e sua leitura e assimilação é dever de todo o colaborador. Cada gestor (líder, supervisor, gerente, diretor) garantirá a execução dos procedimentos, assegurando o livre acesso ao termo escrito e à divulgação dos princípios aqui regulados. Caso uma situação não esteja clara, peça ajuda antes de agir. A chefia imediata é o caminho indicado para o aconselhamento, sendo direito de todos a assistência do Comitê de Ética.
O compromisso com a preservação para a BSBUS MOBILIDADE renovado todos os dias a partir de práticas comprometidas com a redução de resíduos, pela conservação e preservação de recursos.
Tais atitudes reforçam também os compromissos da empresa com as novas gerações, demonstrando a busca do desenvolvimento sustentável que compõe uma gestão empresarial inovadora.
Tudo isso, com um objetivo em comum: ajudar a construir um futuro ainda melhor para as novas gerações.
Responsabilidade dos colaboradores
A. Estar atentos a situações que configurem um conflito de interesse, real ou potencial, e que possam interferir na capacidade de se manter isento e tomar decisões imparciais em relação a empresa;
B. Não se utilizar de seu cargo, do acesso a informações privilegiadas ou do nome da empresa, dentro e fora do ambiente de trabalho, para obter benefícios pessoais ou vantagens de qualquer natureza para si ou para terceiros;
C. Não desenvolver atividades paralelas, remuneradas ou não, que sejam concorrentes ou incompatíveis com os negócios da BSBUS MOBILIDADE ou que causem desgaste físico ou emocional que prejudique sua conduta ou desempenho profissional;
D. Respeitar os demais colaboradores, evitando qualquer conduta preconceituosa, agressiva ou que possa fazer com que qualquer colaborador se sinta agredido, humilhado, intimidado, discriminado, assediado ou excluído;
E. O relacionamento com a imprensa deve prezar pela confiabilidade das informações transmitidas e ter como objetivo a divulgação de fatos relevantes e a promoção de forma verídica, clara e direta.
F. As ações de publicidade são fundamentais para conhecimento público e na preservação da imagem de respeitabilidade e confiança da BSBUS MOBILIDADE junto aos diferentes públicos. Elas devem expressar seus princípios e a integridade das suas políticas e práticas, que são essenciais para conquistar e preservar a lealdade dos nossos colaboradores, clientes, consumidores e demais públicos de relacionamento.
G. A necessidade de transparência e veracidade em todas as comunicações da empresa é fundamental. Portanto, todos os colaboradores, fornecedores e clientes devem zelar por essas informações.
Responsabilidades dos colaboradores com a imagem institucional
A. Zelar pela imagem da BSBUS MOBILIDADE, dentro e fora do ambiente de trabalho, estando alinhado aos valores da empresa, agindo de maneira ética e livre de preconceitos;
B. Não prestar declarações ou dar entrevistas em nome da BSBUS MOBILIDADE se não estiver expressamente autorizado e preparado para tanto;
C. Assegurar que os registros e documentações que dão sustentação para as atividades da BSBUS MOBILIDADE contenham sempre informações corretas, seguras, precisas e atualizadas;
D. Zelar pela guarda e sigilo das informações confidenciais relacionados à empresa.
E. Não discutir informações confidenciais em áreas públicas, bem como em redes sociais, blogs pessoais e/ou corporativos, ou outros meios de comunicação que possam gerar risco de exposição indesejada da informação.
Relacionamento em geral
Ética, respeito e credibilidade. Três palavras que representam nosso relacionamento com todos;
A BSBUS MOBILIDADE valoriza os colaboradores através da gestão participativa, criação de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, capacitação, reconhecimento do bom desempenho, remuneração e benefícios.
As relações entre colaboradores e empresa são pautadas pela ética, respeito e credibilidade.
A BSBUS MOBILIDADE valoriza a diversidade entre os colaboradores no ambiente de trabalho e condena qualquer prática de discriminação ou assédio de qualquer natureza. Além disso, considera todos iguais, com as mesmas responsabilidades e direitos. A empresa enfatiza ainda constantemente o bom senso e julgamento nas tomadas de decisões. A empresa respeita a legislação trabalhista não fazendo uso de trabalhos ilegais, informais, infantis ou escravos.
Uso de celulares e outros recursos tecnológicos
O uso de aparelhos telefônicos ou de qualquer outro instrumento de comunicação da empresa, deverá se dar exclusivamente para uso corporativo e durante o horário de trabalho, respeitando-se as finalidades autorizadas pela lei e pelo Código de Conduta e Ética.
Sendo assim, sempre que, em uma comunicação, seu interlocutor enveredar por assuntos ou abordagens vedadas ou impróprias nos termos do Código, o colaborador deverá interromper a ligação ou comunicação, informando que a BSBUS MOBILIDADE não compactua com tais práticas sugeridas, propostas ou insinuadas pelo interlocutor e informar imediatamente à Área do Programa de Integridade.
Para aqueles colaboradores que precisam estar atentos ao trabalho, para que não haja nenhum tipo de problema no que tange a acidentes ou incorra no risco de prestar um mal atendimento aos nossos clientes estão terminantemente proibido, o uso de aparelhos telefônicos, tablets, jogos ou qualquer outro aparelho ou ferramentas.
Responsabilidade dos colaboradores;
Clientes
Os clientes motivam a BSBUS MOBILIDADE a estar em constante desenvolvimento, uma verdadeira inspiração, traduzida em processos inovadores com qualidade e sustentáveis. É para esse público que a empresa trabalha diariamente. Por isso, eles são os nossos parceiros comerciais mais importantes. A empresa deseja aumentar constantemente a credibilidade junto aos clientes, oferecendo um serviço de transporte com qualidade e dentro das regras, demonstrando sua responsabilidade com o meio ambiente e com as pessoas, base de suas práticas para o desenvolvimento sustentável de seus negócios.
A. Tratar os clientes com respeito, cordialidade, atenção, eficácia, pró atividade e agilidade no atendimento de suas necessidades e, principalmente, com ética;
B. Atender aos clientes com imparcialidade e livre de preconceito de qualquer natureza, obedecendo rigorosamente às leis vigentes;
C. Zelar pelos interesses dos clientes e, ajudando a solucionar problemas e encaminhando suas solicitações e reclamações para as áreas responsáveis na empresa, com eficiência e rapidez, retornando aos mesmos sempre que necessário;
D. Divulgar informações sobre nossa empresa e serviços e ações sócio ambientais de forma clara e verdadeira;
E. Manter o padrão estabelecido e desejado para os serviços prestados a comunidade, pois ele é nosso certificado de garantia de qualidade, sustentabilidade e inovação;
F. Ser abertos a críticas e contribuições na busca permanente de melhoria de qualidade e eficiência de nossos produtos e serviços;
G. Difundir as práticas da BSBUS MOBILIDADE, servindo de referência e engajamento.
Fornecedores
Alinhar princípios e a melhor maneira de trabalhar
VIDE – POLÍTCA POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS (CONTRATAÇÃO DE FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS)
Concorrentes:
Não adotar qualquer atitude que denigra a imagem de concorrentes, devendo esse concorrente ser tratado com respeito e ética com que a BSBUS MOBILIDADE espera ser tratado
Poder público:
Respeitar o poder público é trabalhar com seriedade
Administração e aplicação do código de conduta e ética
Cumprimento dos princípios do código
Todos os colaboradores da BSBUS MOBILIDADE devem respeitar e cumprir os termos contidos neste Código de Conduta e Ética, assim como se responsabilizarem pela sua aplicação em todas as suas relações profissionais e com demais públicos.
Qualquer pessoa que tenha conhecimento de quaisquer condutas ou atividades contrárias aos princípios aqui estabelecidos deve comunicar o fato ao seu superior imediato ou encaminhar denúncia ao COMITÊ DE ÉTICA (DIRETORIA BSBUS MOBILIDADE). Todas as informações e/ou denúncias recebidas pelo departamento do PROGRAMA DE INTEGRIDADE serão tratadas como sigilosas, sendo preservada a identidade do informante.
A violação de qualquer conduta ou prática contida neste Código será penalizada mediante avaliação da Área do Programa de Integridade e, os casos que ele não puder resolver será encaminhado para o COMITÊ DE ÉTICA (DIRETORIA BSBUS MOBILIDADE), que estará sujeita à aplicação das leis vigentes.
Compliance officer
A BSBUS MOBILIDADE manterá, permanentemente, 01 (um) Compliance Officer, composto por pessoa indicada(o)/eleita(o) pelo Diretor-Presidente, que terá como responsabilidades:
A. Revisar periodicamente, a cada 1 (um) ano, o Código de Conduta e Ética;
B. Receber denúncias sobre violações deste Código;
C. Garantir o sigilo sobre as informações recebidas;
D. Analisar e avaliar as violações do Código, apurando os fatos e dando suporte à tomada de decisão;
E. Encaminhar à Diretoria os casos mais graves de violações do Código;
F. Ficar responsável pela divulgação deste Código, que será entregue ao responsável de cada setor e disponibilizado na intranet e no site da empresa;
G. Sanar dúvidas e apresentar demais informações aos colaboradores com relação a este Código, através dos canais disponibilizados.
Denúncias
Para esclarecimento de dúvidas procure o gerente do setor. As denúncias poderão ser feitas para a Área do Programa de Integridade através do telefone (61) 9 9101-8204 pelo e-mail denuncia@bsbusmobilidade.com.br ou por escrito em caixa de denúncia distribuída em locais da empresa, podendo a mesma ser anônima. Lembrando que, sendo anônima, o COMITÊ DE ÉTICA (DIRETORIA BSBUS MOBILIDADE) não poderá dar retorno ao denunciante.
A Área do Programa de Integridade examinará a documentação e o que mais for necessário e, com base nos fatos apurados, determinar se houve ou não a violação desse Código. Em caso afirmativo, determinar as sanções a serem aplicadas. As decisões de acatar ou não a denúncia, as conclusões e recomendações da Área do Programa de Integridade serão relatadas periodicamente ao COMITÊ DE ÉTICA (DIRETORIA BSBUS MOBILIDADE). Juntos, reforçamos os valores e princípios éticos que conduzem as relações profissionais da BSBUS MOBILIDADE.